Apesar da reorientação e constante adaptação às condições conjunturais, a AEESEIG tem mantido uma significativa coerência enquanto Instituição. Assim, foi elaborado um plano de classificação, uma vez que o arquivo deve ser entendido como um único sistema, potenciando a análise enquanto sistema integrado, pelo que foi desenvolvida uma proposta de plano de classificação com base na documentação depositada na sala B2.04 da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (documentação produzida/ recebida).

Desta forma, pensa-se que este plano de classificação, pela estratégia de organização e descrição adoptada, respeita a organicidade subjacente à produção documental da Instituição, bem como apresenta flexibilidade suficiente para se adaptar às mudanças que a organização poderá vir a sofrer. Pretende-se ainda respeitar a noção de “arquivo contínuo”.

A estrutura apresentada para a proposta de plano de classificação reflecte uma hierarquia orgânico-funcional, uma vez que foram identificadas as principais unidades orgânicas e as suas respectivas funções.

Desta forma, cada um dos diferentes departamentos deu origem às diferentes secções (ou subsecções) do plano de classificação.O código de acesso elaborado é alfa-numérico, por se considerar de fácil acesso, perceptível e também pelo facto de rapidamente ser possível identificar a que secção/ sub-secção a que corresponde cada um dos códigos.